Bate papo no SESC Taubaté: Só falta combinar com os russos
- LOCOMOTIVA MARKETING E WEBSITES

- 15 de jun. de 2018
- 3 min de leitura
Dentro da programação especial temática da Copa do Mundo, que está sendo realizada no SESC Taubaté, na noite desta quarta-feira, no interior da Nave Cultural, o jornalista Antonio Carmo da TV Band Vale e da Rádio Band Vale FM, participou de um agradável bate papo. O assunto principal foi os encontros esportivos históricos entre Brasil e União Soviética (até 1991) e Brasil e Rússia (a partir de 1992), elucidando fatos curiosos que faz parte da história do esporte entre esses dois países.

Antonio Carmo respondendo perguntas dos convidados no bate papo realizdo no SESC Taubaté – foto: Moacir dos Santos
Além do futebol de campo, tanto masculino como feminino, outros esportes também entraram no bate papo como, atletismo, voleibol etc.
Com a participação dos presentes, o assunto foi discutido em detalhes, com muita troca de conhecimento em um ambiente de muita alegria coordenado pelo Luiz Emílio, Coordenador do SESC Taubaté.
Um dos temas que arrancou risos dos presentes foi o fato (lenda ou não) ocorrido durante a Copa de 1958 realizada na Suécia, onde o Brasil fazia parte do Grupo 4, juntamente com Áustria, Inglaterra e União Soviética. Após vencer a Áustria na primeira rodada (3X0) e empatar sem gols com a Inglaterra, a terceira partida era decisiva para as pretensões brasileira.A forte equipe soviética tinha em seu elenco o lendário goleiro Lev Yashin, além de Valentin Ivanov e Igor Netto, todos eles no time de melhores jogadores do primeiro torneio europeu de seleções, O capitão do time Nikita Simonyan havia conquistado a medalha de ouro nos jogos Olímpicos de Melbourne em 1956.
Essa partida marca um fato histórico para o futebol brasileiro: seria o primeiro jogo com Garrincha e Pelé no mesmo time. Com essa dupla, a Seleção Brasileira conquistaria 35 vitórias e cinco empates, em 40 partidas.
O técnico Vicente Feola, principal responsável pela promoção de Garrincha à equipe titular, dizia insistentemente aos jogadores: “A primeira bola é sempre para o Garrincha” O desempenho brasileiro foi avassalador, contrariando os prognósticos de que o Brasil sucumbiria diante da força e do “futebol científico” soviético. Com dois gols de Vavá, o primeiro deles com apenas três minutos de jogo, a Seleção Canarinho se classificou para as quartas de final.
Conta a lenda que, momentos antes do inicio do jogo contra a União Soviética, dentro do vestiário, o treinador Vicente Feola realizava a preleção com os jogadores para combinar a estretégia em busca da importante vitória.
Conta Nelson Correa que o treinador Feola ao explanar essa curiosa tática do jogo aos seus jogadores, fez a seguinte observação:
No meio de campo, Nilton Santos, Zito e Didi trocariam passes curtos para atrair a atenção dos russos……. Vavá puxaria a marcação da defesa deles caindo para o lado esquerdo do campo….. Depois de troca de passes no meio campo, repentinamente a bola seria lançada por Nilton Santos nas costas do marcador de Garrincha. Garrincha venceria facilmente seu marcador na corrida e com a bola dominada iria até à área do adversário, sempre pela direita, e ao chaga na linha de fundo cruzaria a bola na direção da marca de pênalti. Mazzola viria de frente em grande velocidade já sabendo onde a bola seria lançada…e E faria o gol. Garrincha com a camisa jogada no ombro, ouvia sem muito interesse a preleção e em sua natural simplicidade perguntou ao técnico: Tá legal, seu Feola…. Mas o senhor já combinou tudo isso com os russos? Fontes: Nelson Correa, Blog Pô meu e barrichelo/teoriatedosjogos.

Alguns dos participantes do bate papo, ao lado de Antonio Carmo e Luiz Emílio
A programação especial temática da Copa do Mundo que tem como tema: SÓ FALTA COMBINAR COM OS RUSSOS, segue até o dia 15 de julho. A programação você encontra no site www.sescsp.org.be/taubate onde também poderá ser baixado o aplicativo de toda a programação. O Sesc Taubaté fica na Av. Eng. Milton Alvarenga Peixoto, 1.264 – telefone: (12) 3634 4000.







Comentários