Taubaté é superado pelo Pinheiros e fica com o vice-campeonato Pan Americano de Handebol
- LOCOMOTIVA MARKETING E WEBSITES

- 28 de mai. de 2017
- 3 min de leitura
Foi uma verdadeira batalha. Infelizmente não foi desta vez que o Handebol Taubaté conquistou o Pentacampeonato do Campeonato Pan Americano de Clubes

O central André Silva , eleito o melhor central do Pan – Créditos: Divulgação/Femebal
Foi uma verdadeira batalha, duríssima, e infelizmente não foi desta vez que o Handebol Taubaté conquistou o Pentacampeonato seguido do Campeonato Pan Americano de Clubes. Na última partida da edição 2017 do torneio, disputada na tarde deste domingo, 28, os taubateanos acabaram derrotados pelos rivais do E.C. Pinheiros, por 28 a 20 (11 a 08 no primeiro tempo).
Com o resultado, o Taubaté terminou a competição com a 2ª posição, com uma campanha de 4 vitórias e uma derrota. Com a vitória, o E.C. Pinheiros garantiu o título Pan-Americano, e a única vaga das Américas para a disputa do Super Globe, em agosto no Qatar.
O jogo: o começo da partida foi muito nervoso, com os dois times cometendo muitos erros de passe. As duas defesas mostraram agressividade desde o começo, e as variações de jogadas ofensivas foram poucas, sempre esbarrando na forte marcação.
O Taubaté só foi marcar seu primeiro gol aos 9 minutos de partida, com Zepan, que acabou sendo um dos destaques taubateanos na primeira etapa com 4 gols anotados. Os goleiros Rick, do Taubaté, e Marcão, do Pinheiros, foram personagens centrais do primeiro período, fazendo várias defesas, e justificando o placar relativamente baixo.
Cada gol anotado pelo Taubaté demandou muita articulação de seus armadores, e as jogadas pelas pontas, que haviam sido o trunfo do time nas rodadas anteriores, foram bem anuladas pela defesa do Pinheiros. O técnico Marcus Tatá pediu tempo, e cobrou mais atitude ofensiva e objetividade nos arremessos.
O Taubaté retornou do pedido de tempo melhor, e parecia que iria reagir. Faltando cinco minutos para terminar o primeiro tempo, o jogo seguia empatado em 7 a 7, mas o Taubaté teve momentos de erros primários de passe, e o Pinheiros acabou aproveitando para abrir vantagem no placar. O primeiro tempo acabou em 11 a 8 para a equipe de São Paulo.
Na segunda etapa, a tônica da partida não se alterou. O Taubaté encontrou muitas dificuldades para articular seus ataques, e esbarrou em uma atuação impecável do arqueiro Marcão, do Pinheiros. Aos 8 minutos, o pivô Vinicius Teixeira acabou sendo expulso por uma falta cometida, o que atrapalhou ainda mais a vida do Taubaté.
A partir de 12 minutos, o Pinheiros abriu 6 gols de vantagem, o que garantiria a vitória. O Taubaté tentou alternativas de defesa, pressionou, mas não conseguiu repetir as mesmas boas atuações das rodadas passadas. O jogo terminou em 28 a 20 para o Pinheiros, que conseguiu acabar com a hegemonia de quatro anos do Taubaté no torneio continental.
O goleador do Taubaté na partida foi o lateral Zepan, com 5 gols.
Premiações individuais O ponta André Alemão foi eleito o melhor ponta esquerda do campeonato. André Silva foi eleito o melhor central. Vinicius Teixeira foi eleito o melhor pivô. Federico Pizarro, da UNLu (ARG), foi eleito o melhor jogador do campeonato.
A delegação taubateana embarca de volta para o Brasil na manhã desta segunda-feira, 29, e desembarca no aeroporto internacional de Guarulhos (SP). O próximo compromisso da equipe será somente no próximo dia 08 de junho, quando receberá justamente o E.C. Pinheiros, em Taubaté, pelo seguimento do Super Paulistão.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO PAN 1º E.C. Pinheiros
2º Handebol Taubaté
3º Universidad Nacional de Luján (ARG)
4º Villa Ballester (ARG)
5º Colegio Alemán (URU)
6º Balonmano Ovalle (CHI)
fonte: Ronaldo Casarin – Assessor de Imprensa







Comentários