top of page

Figurinhas Carimbadas do Burrão 02

  • moaectaubate
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Hoje o destaque das figurinhas carimbadas do Burrão é o atleta Zé Carlos.

Atuou pelo E.C. Taubaté nos anos de 58 e 59. Pelo Santos FC nos anos de 60 a 63 e retornou em 1966 para o time santista.

O grande ápice de sua trajetória pelo Burrão ocorreu nos confrontos do Campeonato Paulista daquela época: enfrentando o lendário Santos de Pelé, no antigo campo da Praça Monsenhor Silva Barros em Taubaté, Zé Carlos assombrou os torcedores e imprensa esportiva, ao realizar marcações implacáveis que neutralizaram o Rei do Futebol.

Além do E.C. Taubaté e do Santos F. C., defendeu equipes tradicionais da Portuguesa Santista, Jabaquara e XV de Piracicaba

 


Seleção Paulista de 1959
Seleção Paulista de 1959

ZÉ CARLOS


Nome Completo: José Carlos Silvério

Data Nascimento: 25 março de 1938 em Lavras-MG

Apelido no Futebol: Zé Carlos ou Patinho Feio

Posição: Lateral-esquerdo / Quarto Zagueiro / Volante

Período no E.C. Taubaté: 1958 a 1959

No Taubaté carimbou o seu passaporte para voos gigantescos. No início da década de 1960 , ele acabou contratado pelo próprio Santos Futebol Clube e virou figura constante nas convocações da fortíssima Seleção Paulista de 1959 quando foi Campeão Brasileiro de Seleções.

A Seleção Paulista levantou a taça de campeã brasileira de 1959 com um elenco de uma constelação de astros, incluindo nomes como Gylmar, Olavo, Formiga, Zito, Julinho Botelho, Pelé, Servílio, Chinezinho e Pepe.

PATINHO FEIO

Pelé quem apelidou o lateral-esquerdo Zé Carlos de "Patinho Feio" por ser um jogador que possuía um estilo de jogo simples, operário e discreto em comparação às estrelas que compunham o elenco Santista, como Pelé, Coutinho, Pepe, Dorval, Mengálvio e Zito. No meio de tantas "estrelas brilhantes", Zé Carlos era o jogador que exercia uma função defensiva muito tática e sem os holofotes dos atacantes.


O apelido, que faz alusão ao famoso conto infantil onde o personagem se destaca dos demais pela sua aparência simples, foi uma brincadeira carinhosa do Rei do Futebol. O termo acabou pegando porque resumia perfeitamente a figura daquele jogador humilde e batalhador, que jogava para o time e ajudou a carregar o piano para que o "ataque dos sonhos" pudesse dar o show


VOCÊ VIU O ZÉ CARLOS JOGAR PELO E.C. TAUBATÉ OU PELO SANTOS FC?

DEIXE SEU COMENTÁRIO.





Comentários


MOA

TAUBATÉ

por Moacir Santos

Obrigado pelo envio!

Desenvolvido por Locomotiva MKt, todos os direitos reservados.

bottom of page