Copa São Paulo de Futebol Junior
- moaectaubate
- 26 de nov.
- 3 min de leitura
A 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior teve os detalhes divulgados em evento na Mercado Livre Arena Pacaembu na noite desta terça-feira (25).
Com a manutenção de 128 clubes participantes em 32 sedes distribuídas em 30 cidades, o torneio tem início no dia 2 de janeiro e a decisão marcada para o dia 25, data de aniversário da cidade de São Paulo.
Mantendo a tradição, já desde 2001, Taubaté será subsede de grupo da Copinha em 2026. Está será a 25ª vez que a cidade recebe a disputa mais importante do país na categoria. (veja no histórico nesta matéria).
O Grupo 22, sediado em Taubaté, está formado com as seguintes equipes:
EC Taubaté-SP,
Botafogo-RJ,
Águia de Marabá–PA e
Estrela de Março-BA.

Assim como nos anos anteriores, as equipes se enfrentam em jogo único dentro dos grupos, classificando as duas mais bem posicionadas às fases de mata-mata.
Em caso de empate nestes confrontos diretos, a decisão da vaga se dará sempre em disputas de pênaltis.Das 30 cidades-sede desta edição da Copinha, três são inéditas: Araçatuba, Cosmópolis e Patrocínio Paulista.
Ao todo, 106 cidades já foram sede de jogos do torneio nessas 56 edições desde 1969.
Ao mesmo tempo, 23 clubes vão estrear na competição nesta edição: Águia de Marabá-PA, Araçatuba-SP, Athletic-MG, Batalhão-TO, Centro Olímpico-SP, Cosmopolitano-SP, Esporte de Patos-PB, Esportiva Real-RR, Guanabara City-GO, I9-SP, Independente-AP, Itaquá-SP, Maricá-RJ, Maruinense-SE, Meia Noite-SP, Naviraiense-MS, QFC-RN, Quixadá-CE, Real-RS, Real Soccer-SP, São Luís-MA e União Cacoalense-RO.
Com 11 títulos, o Corinthians é o maior campeão da Copinha seguido de Fluminense, Internacional e São Paulo com 5; Flamengo com 4; Atlético Mineiro e Santos com 3; Nacional, Palmeiras, Ponte Preta e Portuguesa com 2; América-MG, América-SP, Cruzeiro, Figueirense, Guarani, Juventus, Marília, Paulista, Roma Barueri, Santo André e Vasco da Gama, com 1.
HISTÓRICO DO BURRINHO NA COPINHA
No mês de janeiro de 2026 A equipe Sub-20 do EC Taubaté irá disputar a Copinha pela 26ª vez.
A primeira vez que disputou foi em 1986, jogando em São Paulo, quando a cidade de Taubaté ainda não sediava a Copinha. Nesse ano de 1986, o Burrinho figurou no Grupo A, juntamente com as equipes do Matsubara-PR, Juventus-SP e Joinville-SC (empatou com o Matsubara 0×0, venceu o Joinville 1×0 e perdeu para o Juventus 2×0).
Depois voltou a disputar a Copinha somente em 2001, quando pela primeira vez a cidade de Taubaté sediou um grupo. A partir de 2001, nossa cidade sediou a Copinha sem interrupção, ou seja, de 2001 a 2026, com exceção do ano de 2021 que, devido à pandemia, não houve a disputa da Copinha.
AS MELHORES CAMPANHAS — Sem dúvida alguma, as campanhas de 2005, 2018, 2022 e 2023 foram as melhores entre todas, quando a equipe chegou à terceira fase da competição.
Em 2005 também chegou longe, perdendo vaga na terceira fase nas cobranças de pênaltis 2×4, em jogo realizado na cidade de Americana — SP.
Em 2018, na primeira fase, venceu o Moto Clube-MA e Luverdense-MT (ambos 3×0), empatou 1×1 com a forte equipe da SE Palmeiras. Na segunda fase, enfrentou o Esporte Clube Bahia (BA), vencendo 1×0, e na terceira fase voltou a enfrentar o Palmeiras, quando perdeu 7×0 — mas ficou registrada a melhor campanha do clube na Copinha.
Em 2022, na primeira fase tinha em seu grupo o Botafogo de Futebol e Regatas (RJ), Aparecidense-GO e Petrolina-PE. Juntamente com o Botafogo passou para a segunda fase, quando eliminou o XV de Piracicaba FC por 3 a 1. Na terceira fase, parou no critério de desempate, após empatar com o Botafogo 1 a 1.
Em 2024, em seu grupo tinha Cuiabá Esporte Clube (MT), Inter de Limeira Futebol Clube e Patriota Futebol Clube (PR). Passou para a segunda fase com a Inter de Limeira e garantiu vaga na terceira fase ao empatar com o Red Bull Bragantino, levando vantagem nos critérios de desempate. Já na terceira fase foi eliminado pelo Atlético de Guaratinguetá.
Boa sorte aos meninos do E.C. Taubaté. Que venha nessa edição, a melhor campanha de todas.







Comentários