top of page

FOGO DE ALEGRIA NO PAIOL

moaectaubate
há 7 horas
3 min de leitura

Memória e Resenha: ex-atletas do E.C. Taubaté dos anos 90 se reúnem em tradicional confraternização no Paiol



O futebol vai muito além dos 90 minutos regulamentares e dos gramados profissionais. A maior prova disso aconteceu no último fim de semana, com a realização da quarta edição do encontro anual dos ex-atletas profissionais do Esporte Clube Taubaté que marcaram época na década de 1990. O evento, que já se consolidou no calendário de nostalgia do esporte local, transformou-se em um dia de muita emoção, reencontros e, claro, histórias de vestiário.


A organização do evento ficou por conta do trio de ex-jogadores Roberto Covolan, Paulo César o popular PC e Alexandre. . Eles foram os responsáveis por mobilizar o elenco de veteranos, atraindo atletas de diversas regiões do país e até mesmo de fora do Estado, evidenciando o prestígio e o carinho que o grupo mantém entre si.


Hospitalidade no Paiol e a emocionante homenagem ao artilheiro Adamato

Como já virou tradição, o ponto de encontro foi na residência de PC, localizada no , no bairro do Paiol, (km 23 da Rodovia Oswaldo Cruz, sentido Ubatuba). Morador da comunidade desde a infância, PC é uma figura emblemática na região, reconhecido por sua liderança e pelo envolvimento na organização de festas tradicionais do bairro, como o famoso preparo do afogado. Mais uma vez, ele abriu as portas de sua casa, uma residência acolhedora, sem luxos e com uma excelente área gourmet equipada com churrasqueira e fogão a lenha para receber os eternos companheiros de clube, todos acolhidos com muito carinho por sua maravilhosa família.



Apesar do clima festivo, o encontro deste ano foi marcado por um profundo sentimento de saudade. O grande goleador do grupo, Adamato, que sempre participou ativamente dos eventos anteriores, faleceu este ano e foi a grande ausência sentida por todos.


Em um dos momentos mais marcantes e tocantes do dia, o anfitrião PC tomou a palavra para prestar uma linda homenagem ao ex-craque. Com palavras sinceras e carregadas de afeto, PC relembrou especialmente do ser humano que foi, a trajetória, os gols e a alegria de Adamato, emocionando a todos os presentes, que aplaudiram e reverenciaram a memória do eterno artilheiro.


Gols na TV, viagem no tempo e vibração

Outro ponto alto da confraternização foi a verdadeira "viagem no tempo" proporcionada pelos ex-atletas Roberto Covolan e Rodney. A dupla levou para o evento um pen drive contendo mais de quatro horas de gravações com lances e gols daquela geração de ouro dos anos 90.

PC disponibilizou uma televisão na área gourmet e, enquanto o churrasco rolava, as imagens daquela época eram exibidas.

O clima de nostalgia deu lugar à pura vibração: registramos no vídeo abaixo, o momento exato em que os craques, assistindo aos seus próprios lances do passado, comemoravam e vibravam juntos com cada gol na tela, como se estivessem novamente dentro de campo. O curto vídeo ficou sensacional e mostra que o instinto de jogador continua intacto. Antes da resenha, vale destacar, eles ainda calçaram as chuteiras para uma partida em campo e horário reduzidos.


Um amor que atravessa gerações de craques

O sucesso dessa confraternização reforça uma grande realidade: o E.C. Taubaté é um clube profundamente amado pelos atletas que vestiram sua camisa. A prova viva disso é que, além desta turma dos anos 90, outros dois grupos históricos de ex-jogadores mantêm viva a tradição de se reunir anualmente na cidade.

O calendário de nostalgia do Burrão segue movimentado em novembro de 2026:

  • Garotos de Ouro de 1985: O grupo de ex-atletas campeões paulistas da categoria de base Sub-20 em 1985 já tem seu encontro marcado para o dia 14 de novembro.

  • Campeões de 1979: A histórica equipe campeã da Divisão Intermediária de 1979 vai se reunir no dia 28 de novembro.

Altamente elogiado por todos os participantes, o quarto encontro dos anos 90 comprova que os laços criados no futebol profissional são capazes de resistir ao tempo, mantendo acesa a chama e o orgulho de ter feito parte da história do Esporte Clube Taubaté.

Parabéns a todos. Me senti honrado de, mais uma vez, ser convidado e fazer parte desse evento.


Comentários


MOA

TAUBATÉ

por Moacir Santos

Obrigado pelo envio!

Desenvolvido por Locomotiva MKt, todos os direitos reservados.

bottom of page